segunda-feira, 27 de maio de 2019

Top 5: descubra as melhores e mais lindas praias do Litoral do Paraná

O litoral do Paraná tem encantos e belezas para todos os gostos e todas as idades. Com praias mais calmas e um mar mais agitado, o litoral do Paraná oferece muitas atrações para se divertir, curtir e deslumbrar com belezas incríveis. Perfeito para deixar ainda melhor a estação mais agradável do ano!

Há tantos destinos maravilhosos que é difícil escolher. Para simplificar a sua vida, listamos as cinco melhores praias para desfrutar da riqueza natural, nadar no mar e aproveitar o verão com tudo o que você tem direito.

1 - Praia de Caiobá

O principal balneário de Matinhos, o Caiobá, é dividido entre a Praia Mansa e a Praia Brava: tanto belas quanto atraentes.

Em Praia Brava, você encontrará águas transparentes e mais agitadas, com boas ondas. Por isso é bom surfar, além do banho de mar. A praia tem uma faixa larga de areia branca e macia, delimitada pelo famoso calçadão, onde você pode caminhar, correr ou pedalar ao longo da ciclovia enquanto aprecia a beleza natural da região. Caminhe por diversão lá!

O Morro do Boi, localizado a 160 metros acima do nível do mar, fica em uma das extremidades da praia. Faça a trilha ecológica que leva da Praia dos Amores - também conhecida como Praia da Bela - até o outro lado do Costão, com mar aberto e pesca local. Por outro lado, o limite da praia é o Pico dos Matinhos, um ponto de pedra que separa a Praia Brava da Praia de Matinhos. Lá, uma estrutura de madeira com vistas foi construída, ponto ideal para relaxar e apreciar a paisagem.


Mansa de praia tem um mar mais calmo e águas rasas. É um prazer nadar e desfrutar do mar tranquilamente. Excelente opção para viajar com crianças. Também desfrute de boas condições para esportes como caiaque e windsurf.

Tudo isso em uma área urbanizada, com excelente infraestrutura para receber visitantes. Bom não?

2 - Praia da Fortaleza - Ilha do Mel

Muitas pessoas dizem que as praias mais bonitas do Paraná estão na Ilha do Mel. Isso não é para menos: toda a ilha é um paraíso que vai deixar você sem palavras quando você descobre cada nova paisagem. Sem carros e sem stress: na ilha, há apenas um espaço para relaxar e esquecer o mundo, além de se divertir, é claro.

A maior e mais tranquila praia da ilha é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o único prédio militar do século XVIII no Paraná, construído entre 1767 e 1769. Do ponto mais alto do mirante panorâmico, Ilhas das Peças e Superagui, dois espaços fascinantes de beleza natural e preservação do meio ambiente.
Com seus 4 km de extensão, possui águas calmas, ideais para nadar no mar e praticar esportes aquáticos. Perfeito para os seus dias de lazer e descanso no verão.

O acesso à praia pode ser feito por trilhas, a pé ou de bicicleta. Oportunidade de aproveitar ainda mais o contato com a natureza. A caminhada leva cerca de uma hora do Trapiche de Brasília. E se você sair do Trapiche de Encantadas, são duas horas. Também é possível viajar de barco.


3 - Praia do Faro - Ilha do Mel

A Praia do Farol é outra visita a não perder na ilha de Mel. O nome é para as conchas do farol, construídas em uma costa. Lá em cima, você terá uma vista fantástica que recompensa cada um dos passos da longa escadaria. Não se deixe intimidar e pense nas fotos incríveis que você vai fazer de cima com uma vista panorâmica da maior parte da ilha. Está sem fôlego!

O palco é dividido entre uma praia mais deserta, com ondas de luz, propícias ao mergulho. Do outro lado, as ondas são mais fortes e convidam a surfar. Está bem? Também é legal sentar em uma das pedras para apreciar a paisagem. Corte no final do dia e seja apresentado com um belo pôr do sol.

Se você gosta de caminhar, pegue a pista para ir para a praia com a vegetação e ar fresco. A viagem dura cerca de 30 minutos a pé do trapiche de Brasília. E se você decidir partir para o trapiche de Encantadas, o atraso é de duas horas.

4 - Praia de Guaratuba

Em 22 km de extensão de praia, Guaratuba oferece uma das mais belas paisagens da costa paranaense e muitas atrações para quem gosta de se deslocar quando prefere tranquilidade.


A praia central e a praia de Cristo são muito tranquilas e têm águas pouco profundas. Caieras e Prainha também são calmas e agradáveis. Lugares perfeitos para descansar e relaxar. Barra del Saí é um dos mais belos recantos da natureza, na fronteira com o município de Itapoá, em Santa Catarina. Brejatuba oferece excelentes condições para surf e bodyboard.

Não perca uma deliciosa viagem de barco até a Baía de Guaratuba para conhecer de perto a rica vegetação entre os mangues e os 16 rios que cercam a região. A baía também é excelente para esportes aquáticos, como windsurf, jet ski e mergulho.

Tire um dia para visitar a cachoeira do Parati. Suas águas provêm do rio Paraty e formam belas piscinas naturais no meio da mata nativa. Imagine que prazer! Para chegar no outono, você faz uma viagem de cerca de 40 minutos de barco. A saída é a partir do centro da cidade e, em seguida, oferece uma caminhada de meia hora ao longo de uma bela trilha pela intocada Mata Atlântica.

5 - Pontal do Paraná

Em Pontal do Paraná, você encontrará lindas paisagens espalhadas ao longo de 23 km de costa com praias de areia branca e limpa.


É um destino muito agradável para relaxar, curtir o mar e se divertir na praia com amigos, familiares e crianças. As águas fornecem banheiros em total segurança. Na chegada, o acolhimento é dado por gaivotas e atobás, que oferecem aos visitantes voos sincronizados sobre as ondas. Caminhar ao longo da costa da Avenida Beira Mar com esta ilustre empresa é uma experiência e muito!

Quem adora mais agito deve procurar os spas Ipanema e Santa Terezinha, os mais concorridos e com opções de diversão noturna. Em ambas as praias, as ondas são ideais para surfe e bodyboard, bem como no Shagri-Lá, onde você também pode pescar.

Se você já está pensando em carnaval, a Santa Terezinha tem a melhor festa do Pontal do Paraná: marque a pauta! Quando estiver lá, aproveite a Feria de la Luna toda quinta-feira à beira-mar, oferecendo especialidades típicas, artesanato e atrações culturais.

Não se esqueça de visitar os parques ecológicos da região, que oferecem rotas turísticas em contato com a natureza. No parque natural municipal de Manguezal del Rio Perequê, são realizadas atividades de educação ambiental e cultural, além de uma trilha para conhecer o manguezal e a restinga. O Parque Nacional Marinho das Ilhas Corrales abriga um dos poucos locais de mergulho do Paraná e um dos principais viveiros de pássaros do Brasil e do Atlântico Sul.

Para completar a harmonia total com a natureza, você também deve conhecer a cultura caiçara e as belezas que cercam o rio Guaraguaçu: o sambaqui, a estrada ecológica e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário